MANUAL DO PACIENTE
AOS NOSSOS CLIENTES
Neste manual, você encontrará informações importantes além de procedimentos e recomendações necessárias para a sua permanência em nosso Hospital. Em caso de dificuldade ou problema, oriente-se com a (o) enfermeira (o) responsável pelo setor ou serviço social.
INTERNAÇÃO
Para que a internação seja concretizada, o responsável pelo paciente deverá apresentar toda a documentação necessária e assinar o termo de responsabilidade, documento no qual estão definidos os compromissos das partes, hospital, paciente, e/ou responsável pelo paciente.
HOTELARIA E HOSPITALIDADE
Para que a internação seja concretizada, o responsável pelo paciente deverá apresentar toda a documentação necessária e assinar o termo de responsabilidade, documento no qual estão definidos os compromissos das partes, hospital, paciente e/ou responsável pelo paciente.
- Limpeza e Higiene:
Os apartamentos são limpos uma vez ao dia, mas, existindo incoerências, solicite apoio ao posto de enfermagem.
- Canais de TV:
O Hospital Santa Casa Cruzeiro não se responsabiliza pelo conteúdo exibido nos canais de TV. O conteúdo faz parte da programação de cada emissora.
- Telefonia:
Após às 21h, não é recomendado a utilização ode telefone, para não perturbar o descanso dos pacientes.
HORÁRIO DE VISITAS
VISITAS E ACOMPANHANTES
Chegando ao hospital, dirija-se à recepção para obter a autorização da entrada para visitar o paciente internado. Com a autorização, aguarde o horário no local que lhe for indicado. Quando não proibidas por ordens médicas, cada paciente poderá receber o número de visitas determinado pelo hospital, desde que os visitantes sejam sempre maiores de 12 anos.
Menores de 18 anos: É assegurado aos maiores de 12 (doze) anos e menores de 18 (dezoito) anos, a presença de um responsável.
*Em situações pandêmicas, em alas de isolamento, há restrição por orientação médica.
Maiores de 60 anos: É assegurado aos pacientes com idade superior a 60 (sessenta) anos, internados nas enfermarias, o acompanhamento de um responsável.
*Em situações pandêmicas, em alas de isolamento, há restrição por orientação médica.
Troca de acompanhantes: A troca de acompanhante será permitida das 07h30 às 08h30, em seguida das 13h às 13h30 e 18h às 18h30. Os casos extraordinários serão tratados diretamente com o Serviço Social.
OBSERVAÇÕES
UTI 1 e 2: É permitida a visita de no máximo 2 (duas) pessoas, sem revezamento.
Clínica Médica 1 e 2 – Clínica Cirúrgica e Pediátrica – Maternidade – PAC (Convênios): É permitida a visita de 2 (duas) pessoas, com revezamento.
Pronto Socorro: É permitida a visita de 1 (uma) pessoa, sem revezamento – Visita na Sala de Emergência é permitida às 16h.
A troca de acompanhantes é permitida nos horários: 7h e 19h.
O Hospital, quando julgar necessário, poderá solicitar a presença de um acompanhante em tempo integral.
O acompanhante deve ser maior de 18 anos e precisa ter condições de auxiliar e permanecer ao lado do paciente.
Em quartos exclusivamente femininos, ou masculinos, é recomendado que o acompanhante seja do mesmo sexo.
A troca de Acompanhantes, caso seja necessária, deverá ocorrer na recepção.
Atenção! Informamos que não é prática do Hospital Santa Casa Cruzeiro e de seus colaboradores, efetuar ligações telefônicas solicitando depósitos bancários para compra de medicamentos, realização de exames, dentre outros, mesmo durante o período de internação do paciente.
SERVIÇOS
Serviço Social
A Atuação do Serviço Social está voltada para implicações sociais relacionadas à doença e ao tratamento,
tais como documentação, as relações familiares e os encaminhamentos.
Atendimento
08h às 18h – Segunda a Sexta-feira
12 3184-7000
Atendimento Psicológico
Os pacientes podem contar com assistência psicológica durante o período de internação,
desde que a mesma tenha sido solicitada pela equipe médica.
Assistência Médica e de Enfermagem
A equipe de enfermagem somente executará as prescrições feitas pelos médicos responsáveis.
O enfermeiro responsável pela unidade é a pessoa mais indicada para esclarecer duas dúvidas.
Procure-o sempre que necessário.
Nutrição e dietética
Todas as nossas dietas são adequadas de acordo com a prescrição médica e supervisionadas
pela equipe de nutricionistas, garantindo maior aceitação dos pacientes e sua recuperação.
08h – Café da manhã
11h30 – Almoço
14h30 – Lanche da tarde
17h30 – Jantar
20h – Ceia
Os cardápios são predeterminados e de acordo com a prescrição médica.
Para a segurança do paciente, alimentos não preparados pela equipe de nutrição do Hospital não são permitidos.
Assistência Religiosa
A assistência religiosa mediante o período do paciente ou familiar é permitida com a apresentação
da identificação na recepção, de acordo com a autorização prévia do responsável
pela unidade e horários pré-estabelecidos pelo Hospital.
Horário: 09h às 18h
Transferência
A transferência para outro Hospital ocorrerá mediante liberação do médico.
Em casos de desejo do próprio paciente ou dos familiares,
a família deverá assinar o termo de responsabilidade e providenciar toda a locomoção.
Ouvidoria
O Hospital Santa Casa Cruzeiro dispõe do serviço de ouvidoria aos paicentes e familiares.
12 3184-7000
Alta
O paciente deixará o Hospital quando, segundo o critério médico, tiver condições de alta.
Ao sair, o paciente deve apresentar na recepção, o resumo de alta e a pulseira d
e identificação que será retirada pelo porteiro.
O Hospital se reserva o direito de cobrar os danos causados em seu patrimônio
pelo paciente e por seus acompanhantes e visitantes.
Na alta hospitalar, todos os pertences do paciente devem ser levados do Hospital.
É importante que o apartamento seja liberado logo após a alta médica (em até uma hora)
para que outro paciente possa ser internado.
Além disso, é importante que o acompanhante esteja presente no momento da alta.
Doação de órgãos e tecidos
Para ser doador de órãos e tecidos, basta autorização familiar, ou seja,
familiares com até 2° grau de parentesco (pais, irmãos, filhos, avós, netos e cônjuges) podem autorizar.
Não é necessário deixar nada por escrito, por isso a necessidade de comunicar a
família seu desejo de ser um doador é tão importante.
A doação de órgãos não interfere no velório e sepultamento, tampouco na aparência.
Não há custo para a família que doou nem para o receptor, pois os procedimentos são
totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde – SUS. É um ato de generosidade e empatia.
Mais informações: 3184-7000
Observação: As doações não se aplicam aos casos de isolamento.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Consiste na lavagem das mãos com águia e sabão ou uso de solução alcoólica,
disponíveis no interior dos quartos, nos corredores das enfermarias e demais setores.
Por que higienizar as mãos? Para reduzir a quantidade de germes, como vírus e bactérias, em suas mãos.
Lembre-se de higienizar suas mãos:
- Ao entrar e sair do Hospital;
- Antes de comer;
- Antes de tocar nos olhos, nariz e boca;
- Após ir ao banheiro;
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes e após auxiliar o paciente em atividades como, por exemplo, ir ao banheiro,
acomodá-lo no leito e ajuda-lo com as vestimentas;
- Após tocar superfícies do Hospital, como grades de camas, mesas de refeição/cabeceira,
maçanetas das portas, controle remoto ou telefones.
Lembre-se de que curativos, acessos venosos, sondas e demais dispositivos só devem
ser trocados/manipulados por um profissional de saúde. Chame-o se necessário.
Em situações pandêmicas por doenças respiratórias, o acompanhante
deve permanecer de máscara, cobrindo nariz e boca.
O paciente que tolerar a máscara também deverá fazer uso da mesma.
Higienizar as mãos imediatamente após tocar na máscara.
A solução alcoólica é tão eficaz quanto água e sabão para higienizar as mãos.
Ajude a cuidar da sua saúde! Pratique higiene das mãos.
OUTRAS ORIENTAÇÕES
Para garantir uma estada segura e confortável, é importante que os pacientes e familiares sigam as seguintes orientações:
- Para segurança do paciente, é obrigatório identificar-se na recepção,
onde será fornecida a identificação que deverá ser utilizada nas dependências do Hospital e devolvida na saída;
- É recomendado aos visitantes a lavagem das mãos antes e após as visitas;
- Se estiver doente, não visite pacientes no Hospital, fique em casa;
- Não é recomendado colocar sacolas sobre a cama ou mesa de refeições;
- As informações referentes ao estado do paciente serão fornecidas pelo médico responsável aos familiares próximos;
- Pertences como TV e outros, trazidos por familiares, devem ser devidamente identificados na recepção.
- O hospital não se responsabiliza por valores, joias ou objetos deixados nas acomodações pelos pacientes e acompanhantes;
- Não é permitida a visita entre pacientes;
- Fale baixo. Converse com o paciente, estimulando sua melhora;
- É proibido fumar nas dependências do Hospital;
- Não sente ou deite na cama do paciente;
- Não é permitida a circulação nas salas de serviço, postos de enfermagem, copas, entre outras;
- Não trazer para os pacientes produtos de higiene pessoal como creme dental, sabonete, fraldas, entre outros;
- Mantenha o quarto sempre limpo;
- Equipamentos hospitalares, soros e outros aparelhos não devem ser manipulados por visitantes ou acompanhantes;
- Não lavar, nem estender roupas nos aposentos e janelas;
- Não trazer ao hospital bebidas alcoólicas sob qualquer pretexto;
- Seguir as orientações dos profissionais;
- Para a sua segurança, não é permitida a entrada de visitantes sem camisa ou com trajes como: shorts, minissaias, roupas decotadas ou transparentes e sapatos abertos. *Em situações pandêmicas há restrição por orientação médica*
- Não será autorizada a entrada de visitantes portando qualquer tipo de arma;
- É recomendado apenas um acompanhante durante a consulta ambulatorial;
- Não é permitido fotografar dentro das dependências do hospital,
pois essa função fica a cargo do setor de Marketing, ou com autorização prévia do mesmo;
- Paciente em Unidade de Terapia Intensiva não poderá ficar com o celular.