Breve Histórico da Instituição

    O primeiro registro da constituição da Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro data da reunião no dia 05 de abril de 1914 presidida pelo Dr. Carlos Varella e secretariada pelo Sr. Tranqüilo Paternostro.

Nesta ocasião foram admitidos os primeiros membros da irmandade que concordaram em pagar uma oblata (oferenda à Igreja) como início da campanha de arrecadação de fundos para a construção do hospital.

    Em 16 de abril do mesmo ano foi registrada Escritura de Doação de terreno onde seria erguido o hospital sendo outorgantes doadores o Sr. Antônio Celestino dos Santos e sua esposa Dona Rosalina Novaes dos Santos. 

     Apenas em 30 de novembro de 1919 foi instituída a Comissão Construtora da Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro, presidida também pelo Dr. Carlos Varella. 

      A construção do primeiro prédio da Santa Casa arrastou-se até 1926, com muitas paralisações. 

   Em 04 de abril de 1926 houve a assembléia da constituição da mesa Administrativa do recém construído hospital. O primeiro provedor foi o Major Hermógenes de Azevedo Souza.

    Em 15 de agosto de 1926 sob a presidência do Major Hermógenes com a presença dos demais membros da Mesa Administrativa, do vigário local e de diversas autoridades do município e municípios vizinhos, o professor Francisco Lopes de Azevedo, orador da sessão, declarou em nome da Mesa Administrativa inaugurada a nossa Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro.

    O Hospital Santa Casa Cruzeiro, devidamente inscrito no CNPJ nº. 47.431.697/0001-19 e cadastrado no CNES 2024691, situado na Avenida Major Novaes n°. 715, no CEP 12.701-906, no Município de Cruzeiro S/P, através do seu representante legal, o Senhor João Mário Martins da Silva, apresenta:

info-stacasa.png